Sabão em barra pode levar germes para a esponja de lavar louças; veja como evitar

0
251

Um erro comum ao lavar louças é substituir o detergente pelo sabão em barra. O biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr.

Bactéria, explica que, por não possuir características bactericidas, o sabão pode levar germes para a esponja e, consequentemente, para as louças.

Sabão em barra ou detergente?

Ele explica ainda que o sabão se encarrega da limpeza, mas não possui ação de desinfecção. “Normalmente, na formulação dos sabões em barra são adicionadas substâncias que visam impedir a multiplicação de germes. No entanto, quando misturados com água, estes produtos, que já se apresentam em baixa concentração, não são suficientes para impedir o crescimento e a sobrevivência de microrganismos, tendo em vista, principalmente, a alta contaminação a que eles são expostos”, afirma.

O detergente é uma opção melhor, pois, por ser líquido, não tem contato direto com locais de alta contaminação, como as mãos, utensílios, esponjas, palhas de aço, etc.

Como higienizar louças

Mas a melhor alternativa para desinfecção é usar uma solução clorada. Ele ensina duas formas de fazer isso.

Misture 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água e use para lavar a louça, para potencializar o efeito dos detergentes líquidos.

Outra dica é adicionar de 1 a 2 colheres de chá de vinagre branco no frasco de detergente.

sabao-lavar-loucas-0607-630-350-2

[su_spoiler title=”Fonte:” open=”yes” style=”simple” icon=”plus-square-1″]Conteúdo reproduzido do site: bolsademulher[/su_spoiler]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.