Como ser aprovado no ProUni

0
167

Criado em 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares. O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

LEIA TAMBÉM: Como se inscrever no Prouni em 2018

Para poder se inscrever no ProUni, é necessário ter feito o Enem no ano anterior, e obter a nota mínima no exame (média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação) -, alem de atender a um dos pré-requisitos necessários.

Veja a seguir como conseguir uma bolsa no ProUni:

Tipos de bolsa de estudo

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Perfil dos candidatos

Além de ter prestado o Enem, ter conseguido um mínimo de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação, para conseguir uma bolsa do ProUni é preciso atender a pelo menos um dos pré-requisitos abaixo:

– ter renda familiar, por pessoa, de ate três salários mínimos;
– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral;
– ser portador de deficiência física;
– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

O programa foi feito para pessoas de baixa renda onde não tem condições de pagar uma faculdade. Vou deixar algumas dicas para que você possa conseguir ser aprovado neste programa do governo.

1. Antes de tudo, você deve fazer o enem no ano anterior ao ano que deseja estudar, pois você vai jogar a nota para o ano posterior para que consiga entrar.

2. Ao finalizar o enem, comece a preparar todas as documentações para o próximo início de ano, assim como declarações de moradia, comprovante de renda, estratos bancários, comprovantes de residências etc.. Os documentos serão exigidos no momento que você for na faculdade, porém, quanto mais rápido for melhor será.

3. Uma pessoa autônomo que faz declarações de renda, provavelmente vai ficar difícil ser aceito. A dica é, se seu parceiro ou você faz declaração de renda, faça o cadastro como solteiro.

Digo isto por que existem diversas pessoas que fazem declarações de renda, porém mesmo recebendo uma boa quantia de dinheiro ainda não conseguem manter uma faculdade.

Você pode ser aceito, porém será muito mais burocrático, sem falar em outros documentos que eles vão te exigir.

4. Todas as declarações exigidas terão que ser autentificadas no cartório. Eles vão te pedir muitas declarações e cada uma delas, custam entre 8 a 15 reais para ser autentificadas. No caso de minha esposa, foram 5 declarações.

5. Se você mora de aluguel, saiba que vai precisar do documento feito pelo corretor. Se a casa não foi alugador por ele, vai precisar de uma declaração feita pela dona da casa autentificada no cartório.

Então, você deve imediatamente alertar a dona do imóvel para que fique sabendo, pois ela terá que ir no cartório com você para abrir firma e autentificar o documento.

6. Na hora de tentar se inscrever no prouni, provavelmente terá dificuldade de acessar o site, então, se prepare!

7. A concorrência será muito grande, bolsas limitadas, as melhores faculdades terão mais concorrência.

8. As bolsas são limitadas e vão acabar no primeiro dia, então, siga as dicas abaixo!

DICAS IMPORTANTES

1 Dica: Tenha pelo menos 3 aparelhos em sua casa que possua acesso a internet, pois o site vai travar e exibir vários tipos de erros.

2 Dica: Tenha pelo menos 2 redes diferentes em sua casa ou use uma rede do vizinho. Você vai precisar acessar a internet de forma rápida.

3 Dica: Não desista, fique tentando se cadastrar mesmo durante a madrugada.

4 Dica: Quando alguém consegue uma bolsa, no outro dia ela terá que ir até a faculdade levar as documentações. Se esta pessoa não for aprovada, automaticamente será liberado a mesma bolsa no site. Se caso você não consiga, fica entrando todos os dias, em cada 30 minutos que provavelmente verá a bolsa daquela faculdade que tanto queria.

Galera, não se trata de estratégias para conseguir e sim de precisão. Se você tem alguma duvida que esteja em meu conhecimento, deixe abaixo nos comentários que vamos te responde imediatamente.

Lembrando que essas dicas são de meu conhecimento, caso tenha algo de errado ou mesmo outras dicas, pode deixar nos comentários. Muito obrigado e boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.