Como preparar Mingau de Maisena

0
314

É tão fácil fazer um mingau e a gente fica só sentindo saudade dele, achando que precisa de um adulto para cozinhar para a nossa eterna criança. É né, porque mingau ficou com fama de comida de criança, mas pode ser comido por qualquer um, ora bolas! E você pode fazer o seu, não precisa esperar a vovó, a mamãe, a titia, a babá… Vou te ensinar!

Receita de Mingau de Maisena

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite (tanto faz integral ou desnatado)

4 colheres (sopa) de maisena (ou “amido de milho“, é a mesma coisa)

1 colher (sopa) de açúcar, bem cheia

Canela para polvilhar

Modo de preparo:

Separe uma xícara de leite para dissolver a maisena. É só misturar a maisena ao leite até que ela dissolva completamente.

Junte na panela (ou em uma leiteira), em fogo baixo, a xícara de leite (puro), 2/3 da xícara com a maisena dissolvida e o açúcar. O restante do leite com maisena vai ficar guardado para você usar mais à frente, se for necessário.

Mexa o tempo todo até ferver. Só aí você vai ver o mingau engrossando. Continue mexendo mais, porque ele ainda vai continuar a engrossar por algum tempo.

Quando observar que o mingau não está mais engrossando, veja se a consistência está como você gostaria. Se precisar engrossar mais, adicione mais leite com maisena (aquele 1/3 que você guardou). Se quiser que ele fique menos espesso, adicione leite puro.

Caso tenha ajustado a consistência do mingau, continue mexendo até a mistura ficar homogênea.

A quantidade de açúcar também deve ser regulada de acordo com o seu gosto. Sempre lembrando que o sabor ficará cada vez mais doce conforme o mingau engrossar. Então não exagere no açúcar logo de cara, ok?

Não mexa eternamente para não queimar, mas enquanto o fogo estiver aceso, não pare de mexer! 🙂

Vire o mingau em um prato fundo e polvilhe canela.

Mingau é uma coisa que cada um gosta de um jeito, então você vai ter que encontrar as suas medidas. Comece como eu indiquei, para facilitar sua vida!

Esse mingau (nessas medidas) rende uma porção grande. Se quiser fazer mais, tome cuidado apenas para não encher muito a panela, senão poderá entornar. Use uma panela maior, nesse caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.