Como posso fazer para limpar o vidro de dentro do forno na cozinha

0
1141

Quem é que nunca teve dificuldades em limpar o forno? Especialmente se você cozinha com muita frequência, saberá que o depósito de gordura e óleos acabam por entranhar e prejudicar o forno e os cozinhados.

Entre as tarefas domésticas, sem dúvida, esta é uma das mais desafiadoras, mas com algumas dicas simples vai aprender a fazê-la sem problemas.

Por que é tão importante para manter o vidro limpo no interior?

Manter o interior de vidro do forno limpo é fundamental, não só para ter um melhor controlo dos alimentos a cozinhar, mas acima de tudo, para que a sujidade e gorduras no vidro do forno não afetem a precisão dos cozinhados, bem como a qualidade e higiene dos alimentos.

Bons hábitos para um forno sempre a brilhar

A prevenção é melhor forma de controlar a limpeza do forno. Após cada cozinhado, é uma boa rotina fazer uma limpeza rápida. Como? Deixe a porta do forno arrefecer completamente, depois passe um pano húmido sobre o vidro para suavizar a gordura e remova depois os resíduos. Finalmente, enxaguar com água.

O que você tem que fazer para limpar o vidro dentro do forno da melhor forma?

Para limpar o vidro interior profundamente você deve remover a porta do forno: vamos mostrar-lhe como.
• Abra a porta do forno e bloqueie as dobradiças, como demonstrado nas figuras a seguir :

  
• Remova os parafusos e a tampa superior de metal, puxando-o para cima (ver figura);

  
• Finalmente, como mostrado nas imagens seguintes, extraia o vidro a partir da porta interior do forno. Nesse momento pode ser limpo.

  
• Após a limpeza lembre-se de recolocar todas as peças na ordem certa e liberte as dobradiças, como demonstrado abaixo.

Que produtos posso utilizar para a limpeza?

Para além dos detergentes disponíveis no mercado, os depósitos mais persistentes de gordura podem ser removidos com uma mistura desengordurante de água e bicarbonato (dose: 300 g de bicarbonato de sódio, 0,10 litros de água) para ser aplicado sobre o vidro, depois de ser limpo com um pano embebido em água quente para remover a sujidade mais leve.
Distribua a mistura sobre o vidro interior e deixe-a actuar por quinze minutos antes de removê-la cuidadosamente com um pano macio e húmido. Para deixar o vidro brilhante, conclua a limpeza aplicando vinagre branco e deixando-o actuar por 15 minutos.

Um forno limpo e pronto para usar

Se seguir os nossos conselhos, a limpeza do forno exigirá pouco esforço e o resultado será perfeito.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.