Como manter o CPU da hostgator baixo no site WordPress

0
348

Ouve alguns problemas em meu site devido o uso extremo de CPU, segundo a empresa de hospedagem pelo qual aloja os meus sites, hostgator!.

Quero compartilhar com vocês o que foi feito para as melhorias deste e de outro site. Infelizmente, por mais que você queira trocar de servidor de hosepdagem, seu site será bloqueado caso não esteja otimizado, pois você usa um servidor de hospedagem compartilhado e não pode usar mais que as outras pessoas que também usam o mesmo servidor compartilhado.

Meu site foi bloqueado recentemente pela 3° vez. A primeira vez aconteceu quando recebi uma grande quantidades de acessos, a segunda vez foi quando meu site estava infectado com vírus e a terceira, novamente por acessos e má otimização.

Fiquei muito chateado com a empresa mas depois que fiz as mudanças que me pediram, logo observei que os sites melhoraram 50% e ficaram mais leves e mais rápidos. Lógico, em minha opinião, as empresas de hospedagens não fornecem um bom serviço, mas em compensação, essas hospedagens compartilhadas são de custo benefício e não temos muito o que reclamar.

Após este último bloqueio, me dei conta que devo focar muito na otimização dos sites em geral, que estão hospedados no mesmo servidor. Você deve entender que quanto mais sites em um servidor, mais CPU será utilizado!

Então vou deixar algumas dicas para que seu CPU fique abaixo do que o permitido.

1° Dica: Otimização do site

A otimização é o principal motivo pelos acontecimentos de bloqueios em nossos sites. Seu site deve está leve e rápido para que isto não aconteça!.

A primeira coisa é fazer o teste de velocidade de seu site para que possa fazer a otimização em seguida. Para isto, acesse o site: ( https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/ ), adicione o link de seu site e clique em “Analizar”

A OTIMIZAÇÃO

Para fazer a otimização, a mesma que fiz em meus sites, segue este tutorial da própria hostgator. https://suporte.hostgator.com.br/hc/pt-br/articles/115000392114

Os procedimentos feitos em meus sites foram:

  1. Otimização de banco de dados
  2. Otimização de imagens
  3. Cadastro no site da Cloudflare
  4. Instalação do plugin Cloudflare e as suas configurações
  5. Limpeza de cache pelo plugin WP Super Cache.

O QUE É Cloudflare?

O CloudFlare é um serviço de CDN que cria uma cópia em cache do seu site e distribui ela por centenas de servidores ao redor do mundo, reduzindo a carga no seu servidor principal primário e aumentando a velocidade de carregamento das suas páginas enviando elas a seus visitantes a partir do servidor proxy mais próximo dele. Com o CloudFlare ativo as suas páginas poderão abrir até 30% mais rápidas do que o habitual, além de garantir que o seu site permaneça online, mesmo que o servidor primário falhe.

O bom é que este site fornece plano gratuito que já é o suficiente para começar!

OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS

A otimização das imagens é muito importante para manter seu site leve e rápido. Quando um usuário acessa seu site, a imagem em questão é carregada para ele e se ela estiver leve, obviamente vai economizar CPU e o usuário irá conseguir navegar tranquilamente em seu site. O plugin que uso para fazer o procedimento de otimização de imagem é o: EWWW Image Optimizer:

PLUGINS

No momento uso os seguintes plugins:

  • Akismet Anti-Spam: Para manter os spans longe de seu site
  • Anti-Malware Security and Brute-Force Firewall: Para manter vírus longe de seu site
  • EWWW Image Optimizer: Para otimizar as imagens do site
  • Login No Captcha reCAPTCHA: Para manter os cadastros e logins fakes longe
  • WP Super Cache: Para deixar o site rápido e também fazer limpezas de cache etc..
  • WP-Optimize: Para otimizar o bando de dados

Este é um procedimento rápido e básico para manter seu site otimizado.

2° Dica: Mantenha sempre seu site otimizado

O correto é sempre ficar atento ao seu site e fazer essas e outras otimizações durante o passar do tempo.

3° Dica: Plugins atualizados

É muito importante manter os plugins atualizados, pois um exemplo disto é o super cache, quando ele fica desatualizado acaba parando de funcionar, pelo menos foi o que percebi!.

4° Dica: Verificação da velocidade do site

Sempre faça o mesmo teste de velocidade em seu site, pois assim, você vai conseguir saber se seu site está ou não pesado.

5° Dica: De olho no CPU

É muito importante ficar de olho no gráfico do CPU, onde vai mostrar se seu site está chegando ou não no valor permitido, que é de 25 na hostgator. Lembrando que é mostrado o relatório das últimas 24 horas!

6° Dica: Site com bastante visitas

Se você não sabe, quanto maior for o pico de seu site mais CPU irá consumir. Segundo um tópico que vi na internet, geralmente é suportado até 10 mil visitas diárias nos servidores de hospedagens compartilhados, para isto acontecer, seu site deve está totalmente otimizado.

Se este for o seu caso, seu site está otimizado mas mesmo assim está ultrapassando o consumo de CPU, pois está recebendo muitas visitas. Neste caso você deverá procurar outro tipo de hospedagem: “SERVIDOR VPS

Para falar a verdade, não tenho conhecimento deste servidor, porém estou estudando para uma futura mudança. Para que você venha entender um pouco como funciona esses servidores, veja o vídeo abaixo!

7° Dica: Menos conteúdo destacado

Eu percebi que a quantidade de conteúdo no site pode causar lentidão. O pessoal da hostgator disseram que não tem problema, mas tem ! Veja o que pode ser eliminado do site, principalmente da home, como posts na lateral, publicidades em massa etc.

8° Dica: Muitos Plugins

Veja quais plugins você pode excluir, pois quanto mais plugin mais lento será o seu site.

Galera, este foi a dica a qual estou usando no momento. Lembrando que você pode tirar suas duvidas nos comentários abaixo!

Esta foi mais uma dica de nosso site. Curta e compartilhe caso seja útil. Se inscreva em nosso CANAL NO YOUTUBE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.