Como fazer xarope caseiro em 2018 – Vejam 3 Receitas!

0
273

A tosse pode ser uma situação extremamente desagradável para muita gente. Há quem tussa de forma que pareça não ter fim, causando os mais variados tipos de dor no peito, tórax e até mesmo costas.

Existe também o incômodo social que a tosse seca pode causar, atrapalhando aulas, palestras, jantares e outras ocasiões que a ausência de tosse seria ideal.

Os tipos de tosse e como tratar

Há basicamente dois tipos de tosse: a cheia e a seca. Quando estamos sofrendo com a chamada tosse cheia, ou produtiva, normalmente sentiremos (e constataremos) a eliminação de catarro após tossir. Esta tosse, em termos práticos, é necessária para o corpo, pois nada mais significa do que a eliminação de agentes infecciosos do pulmão.

Já a tosse seca, tipo que trataremos aqui, é a tosse que os xaropes feitos em casa ajudarão a eliminar. A tosse seca, em geral, é ocasionada por ar seco, ambientes cheios de poeira, irritação, alergia, coceira na garganta e por diversos outros motivos oriundos do ambiente.

3 receitas naturais de xarope para tosse seca

1. Vapor

O vapor é um excelente aliado para tratar tosses secas e também produtivas. Podemos fazer um composto de óleos que serão liberados com o vapor, trazendo diversos benefícios no tratamento da tosse. Pode ser feito com os seguintes ingredientes:

• 2 gotas de óleo de eucalipto
• 2 gotas de óleo da árvore-do-chá
• Bacia de água

Basta ferver água o suficiente para encher a bacia. Quando a água estiver em ponto de fervura, desligue e aguarde 1 minuto, depois adicione os óleos. Mexa um pouco com uma colher de pau e respire o vapor por cerca de 10 minutos. Pode repetir o procedimento 3 vezes por dia.

2. Chá de hortelã com gengibre

A hortelã e o gengibre juntos podem trazer grandes benefícios no tratamento de tosse seca:

• 1 colher de sopa de folhas de hortelã
• 3 colheres de sopa de gengibre ralado
• 4 copos de água
• 1 copo de mel

Assim que a água ferver, desligue-a e adicione o gengibre e a hortelã. Após um minuto, adicione o mel e beba. Pode ser tomado 3 vezes ao dia.

3. Mel

O mel pode ser muito mais eficiente no tratamento de tosses do que muitos remédios disponíveis nas farmácias. Não é por acaso que muitos dos remédios para tosse fazem questão de alegar a presença do mel. Para tirar proveito dos benefícios do mel, basta tomar 3 colheres de sopa de mel ao dia (pela manhã, tarde e noite). Não administrar o mel para crianças menores de 2 anos de idade, pois há risco de botulismo.

Recomendações gerais para tratar tosse

A tosse, quando muito persistente, pode significar a presença de outras doenças. Portanto, é importante buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde antes de recorrer a um tratamento caseiro ou caso perceba que a tosse já persiste há mais de uma semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.